Como criar WebService C#

Como criar WebService C#

Olá Pessoal,
Bom, aqui iremos aprender a como criar WebService C#, mais uma vez, enfatizo que não entrarei no mérito de padrões e melhor forma de programar ou desenvolver, mas também não iremos fazer a coisa de uma forma desorganizada.

New Project - ASP.net C#

New Project – ASP.net C#

Para iniciar, irei pressumir que já temos uma aplicação, caso vocês não tenham uma aplicação, vocês podem criar uma pelo menu File–>New Project –> (Project Types) Visual C# ou Vb.net –> (Templates) ASP.NET Web Application ou pode pegar esta aqui.

Add New Folder - ASP.net C#

Add New Folder – ASP.net C#

Criado a nossa aplicação, iremos criar o nosso WebService. Para iniciar, vamos criar um diretório chamado ws, para que possamos deixar o nosso WebService (Serviço Web) em seu devido lugar e separado das outras coisas que você venha a criar futuramente. Para isto, com o botão direito do mouse, clique no projeto, Add–> New Folder e dê o nome ws para o nosso diretório.

Em seguida, clique no nosso diretório ws e vá até add–>New Item… –> E escola a opção WebService.asmx.

Add New Item... - ASP.net C#

Add New Item… – ASP.net C#

Pronto, note que ele já abre o WebService, e já tem um método Hello World montado para que você possa testar, deixe ele como sua página inicial, com o botão direito no mouse, clique sobre ele e escolha a opção Set As Start Page.

Set As Start Page - WebService

Set As Start Page – WebService

Pronto, aperte a tecla F5 para que você possa executar e invocar o método HelloWorld e note que ele retorna o Texto Hello World. Assim finalizamos este post, espero ter ajudado com esse exemplo simples.

Boa Sorte! Alan

3 comentários em “Como criar WebService C#

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">